Mauro Mateus dos Santos (3 de abril de 1973 — 24 de janeiro de 2003), mais conhecido pelo seu nome artístico Sabotage, foi um compositor, rapper e ator brasileiro. A origem do apelido deu-se por estar sempre conseguindo burlar as leis com tremendo êxito, como entrar em bailes, festas e boates sem ter permissão, saindo ileso de inúmeras confusões.
Pai de três filhos, um deles fruto de uma relação extra-conjugal, morreu com três tiros pelas costas. Nunca escondeu de ninguém seu passado de traficante; seu assassinato teve a ver com essa vida.
Participou de premiados filmes, como O Invasor (Beto Brant, 2002)—produzindo a trilha sonora—, com Paulo Miklos, e Carandiru (Hector Babenco, 2003).
É considerado por muitos um dos maiores rappers brasileiros de todos os tempos, por ser extremamente técnico e ter flow e lirismo impecáveis, muito à frente de seu tempo.
Seu único álbum em vida, Rap é Compromisso, lançado em 2001 sob o selo Cosa Nostra, dos Racionais MC’s, foi extremamente aclamado e é considerado um dos melhores álbuns da história do rap nacional. Um verdadeiro clássico instantâneo.
Foi membro do lendário grupo RZO, ao lado de Helião, Sandrão, Negra Li, Negro Útil, DJ Cia, Rappin' Hood e DBS, participando de vários sons do coletivo.
Sabotage's first album Sabotage 50 Anos released on Thu Jan 01 1970.
The most popular album by Sabotage's is Rap é Compromisso (Relançamento de 2018)
The most popular song by Sabotage's is Canão Foi Tão Bom
Sabotage's first song Mun Rá (Rock Remix) released on Fri May 25 2018.