O nome Kimahera nasceu em 2005, precisamente no dia em que o seu primeiro trabalho gravado em estúdio viu a luz do dia. “Atmosfera Hostil” – aquele que é, ainda hoje, um disco de referência que marcou uma geração.
Dezman relembra hoje os tempos em que uma meia, um microfone e um programa de computador rudimentar o fizeram descobrir uma forma de transmitir ao Mundo o que sentia, permitindo-lhe dar o salto para aquela que veio a ser a sua maior paixão – a música.
Um percurso pautado pelas influências musicais do Hip-Hop americano, que tantas vezes deram voz às suas mais profundas inquietudes, acalentando a insatisfação que sentia por ver tantas assimetrias e desigualdades na sociedade, o compositor, produtor e MC Dezman (Mauro Cunha), tem vindo a percorrer um trajeto no Hip-Hop nacional que nos mostra que somos mais do que o lugar onde nascemos.
Perfecionista, persistente e paciente, características que o obrigam a reinventar-se, explorar novos rumos, absorver velhas e novas influências e a procurar um equilíbrio perfeito na mensagem que transmite, o artista consagra-se o seu maior crítico e defende que a responsabilidade de um músico vai muito além das palavras que debita.
Este storyteller tocado pelo dom da palavra, utiliza a ironia, a sátira e a crítica social para transmitir o que sente, partilhando a sua visão homónima da realidade que experiencia ou aquela que não lhe é indiferente. Assim o fez em “Atmosfera Hostil”, depois em “Bairrismundo”, em “Shaolin Caixaguense” e assim o faz no seu mais recente projeto “Nerdossoma”.
Tais características fazem da sua música uma simbiose perfeita de diferentes géneros, influências e estilos, tornando Dezman um artista visionário, um poeta… Em suma, um génio da sua era.
Andreia Branco
Dezman's first album Atmosfera Hostil released on Mon Aug 15 2005.
The most popular album by Dezman's is Atmosfera Hostil
The most popular song by Dezman's is 1º Round
Dezman's first song 1º Round released on Mon Aug 15 2005.