Chico Buarque, alcunha de Francisco Buarque de Hollanda (nascido a 19 de junho de 1944, Rio de Janeiro, Brasil) é um cantor, compositor e escritor brasileiro, conhecido por ser um dos artistas mais reconhecidos da MPB.
Desde sempre conviveu com as artes e as letras, muito pelo facto das reuniões da casa paterna serem frequentadas por intelectuais e artistas, entre os quais Vinicius de Moraes e Paulo Vanzolini. Da irmã Heloísa (mais tarde, Miúcha) recebe as primeiras lições de guitarra/violão e de João Gilberto as primeiras influências musicais. Em meados dos anos 60, no início da bossa nova e em pleno movimento de agitação social, abandona o curso de Arquitetura para se dedicar definitivamente à música e à escrita.
O seu primeiro sucesso internacional foi o tema “A Banda”, interpretado por Nara Leão em 1966, no Festival de Música Popular Brasileira. Nesse ano surge também o primeiro álbum, Chico Buarque de Hollanda. Desde então, colabora com grandes nomes da MPB, como Tom Jobim, Gilberto Gil, Elis Regina ou Maria Bethânia.
Entre os muitos prémios e distinções que já recebeu, destacam-se um Grammy Latino para Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (2002), duas nomeações para este mesmo galardão (2008 e 2012) e o Prémio Camões (2019), o mais importante da escrita lusófona. É Comendador da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal) desde 1996.
Chico Buarque's first album Chico Buarque de Hollanda, Volume 4 released on Thu Jan 01 1970.
The most popular album by Chico Buarque's is Construção
The most popular song by Chico Buarque's is Cálice
Chico Buarque's first song Me deixe mudo released on Thu Jan 01 1970.