Dona de uma voz marcante, personalidade forte e um talento diferenciado, Tamara Franklin nasceu e cresceu em Ribeirão Das Neves ( Região metropolitana de Belo Horizonte). Entre as ruas 20 e 40 do bairro Pedra Branca, a artista aprendia as lições da rua que seriam tão necessárias como fonte de inspiração mais tarde. Foi ali, naquele contexto, que Tamara começou a escrever seus primeiros versos ainda aos oito anos de idade.
Teve seu primeiro contato com a música nos cultos da Igreja Batista que frequentava, e tem ainda hoje suas letras perpassadas pela fé que se estruturou nesses cultos. O RAP passou a ser parte de sua vida ainda muito cedo, afinal, é umas das trilhas sonoras mais frequentes no cotidiano de comunidades periféricas; e foi ouvindo o som alto dos vizinhos que entendeu que os versos que escrevia poderiam , aliados aos bumbos e caixas característicos do gênero, se transformar em RAP.
No ano de 2005, Tamara fundou aos 14 anos um grupo que contava com o DJ Konja e sua irmã Winy Franklin na formação inicial. H2S2 (Hip Hop Sobre o Salto) era caracterizado pelo discurso forte que era cantado sem que a feminilidade das moças fosse ignorada.O figurino das MCs sempre contava com salto alto, maquiagem , vestidos e acessórios que chamavam muita atenção por fugirem dos padrões do “Estilo Hip Hop” daquela época. Em 2011 o grupo acabou após o falecimento de Thalita Franklin (irmã caçula de Tamara) que havia passado a integrar a formação após a saída de DJ Konja e Winy.
A crise emocional provocada pelo falecimento da irmã, conferiu ao trabalho artístico da MC dois anos de hiato, em que se dedicou a trabalhos sociais em várias comunidades. Estes trabalhos foram a base de um recomeço. Convicta de que a arte tem um forte impacto como instrumento de militância, Tamara deu inicio à sua carreira solo, dessa vez mais consistente e com ideais mais sólidos. Seu discurso ganhava força à medida que se posicionava enquanto preta, mulher e favelada para trazer denúncias, discussões e protestos de empoderamento para essas minorias ( maiorias, na prática) através de sua poesia.
Tamara Franklin é hoje uma das grandes promessas do RAP Nacional, e mesmo tendo de bom grado assumido o posto de Anônima não parece ter nascido para de fato permanecer no anonimato.
Tamara Franklin's first album Anônima released on Thu Jan 01 1970.
The most popular album by Tamara Franklin's is Anônima
Tamara Franklin's first song Anônima released on Thu Jan 01 1970.