Samuel Martins Torres Santiago Mira, de nome artistico Sam The Kid (aka STK), é um poeta, rapper, músico e produtor, nascido em Marvila, mais propriamente em Chelas, a 17 de julho de 1979.
É considerado um dos rappers mais influentes do panorama nacional de hip-hop, tendo trabalhado em conjunto com vários músicos, mesmo a nível internacional. O músico faz parte da banda Orelha Negra, onde toca MPC, e também é integrante da dupla Classe Crua.
Foi depois de ter ouvido “93 Til Infinity” (1993) dos Souls of Mischief, que Samuel começou a desenhar o seu futuro na música a lápis mais carregado, sendo que já tinha contato com a cultura hip-hop através do breakdance. Nos finais de 1995 iniciou-se com o seu primeiro grupo Official Nasty, juntamente com 2 Much, Sheriff e Daddy-O-Pop.
Em 1999, Sam The Kid lança-se no panorama musical com o álbum de estreia Entre(tanto), considerado por muitos um grande avanço no hip-hop nacional que na altura tentava ganhar o seu próprio espaço.
Sobre(tudo) foi o sucessor, lançado em 2001, com colaborações de artistas como Regula, NBC, e GQ Barbosa. O primeiro single a ser lançado deste álbum, “Não Percebes”, tornando-se mais tarde um dos temas mais populares do artista.
Em finais de 2002, surge o primeiro álbum de instrumentais de STK, chamado Beats vol.1: Amor, inspirado pelo amor dos seus pais.
Pratica(mente) surge em 2006 como o terceiro álbum de originais do artista, ficando como um grande marco do hip-hop nacional.
Ao longo dos anos, Sam The Kid participou em diversos temas e álbuns de alguns artistas, em lançamentos de projetos em nome do grupo Orelha Negra, e reeditou os álbuns Sobre(tudo) e Pratica(mente), além de fazer uma trilha sonora de um filme. Em 2016, sensivelmente, iniciou o projeto TV Chelas, um canal de YouTube do artista, onde expõe vários arquivos, projetos inovadores e entrevistas exclusivas.
No ano de 2018, chega até nós o projeto Mechelas, uma compilações de faixas produzidas por Sam The Kid, lançadas ao longo dos anos.
Lançado em 2020, Caixa de Ritmos apresenta-se como a segunda beat-tape do artista, composta por 18 instrumentais. Em 2021, lança Um Café e a Conta, um projeto de remistura das faixas de Valete.
Em paralelo, fez ainda parte do grupo Madvision, juntamente com Tekilla, Kacetado, DJ Link e DJ Kronic, tendo lançado um álbum em 2005. Tem ainda um projeto com Mundo Segundo, cujo primeiro avanço foi dado em 2015.
Sam The Kid's first album 5 da Matina released on Thu Jan 01 1970.
The most popular album by Sam The Kid's is Pratica(mente)
The most popular song by Sam The Kid's is Sendo Assim
Sam The Kid's first song Jungle Fever released on Thu Jan 01 1970.