Salvador Sobral (nascido a 28 de dezembro de 1989, Lisboa, Portugal) é um cantor português conhecido por ter sido o intérprete de “Amar Pelos Dois”, tema composto pela irmã, Luísa Sobral.
Venceu por Portugal o Festival Eurovisão da Canção de 2017, tendo conseguido a pontuação mais elevada de sempre para uma canção vencedora do concurso: 758 pontos.
Aos 11 anos, estreou-se em televisão no programa Bravo Bravíssimo, no qual cantou uma canção de Rui Veloso, e aos 19 participou no concurso Ídolos. Estudou Psicologia, mas a paixão pela música levou-o à prestigiada escola Taller de Músics, em Barcelona, para estudar jazz.
Inspirado por Chet Baker e embrenhado em autênticas viagens pela bossa nova e por outras sonoridades da América Latina, foi trilhando o seu percurso musical, estreando-se nos discos com “Excuse Me” (2016), produzido pelo próprio, pelo pianista Júlio Resende e pelo compositor venezuelano Leonardo Aldrey.
Entre vários projetos musicais e a carreira a solo, tem colaborado com inúmeros músicos nacionais e internacionais, tendo já um percurso assinalável em Espanha. É comendador da Ordem do Mérito desde 2018.
Em 2019 Salvador Sobral lança o seu segundo projeto, Paris, Lisboa, inspirado no trabalho [Paris, Texas] do artista Wim Wenders.
Dois anos depois, em 2021, o terceiro álbum de originais é lançado. Intitulado de bpm, é uma referência aos batimentos por minuto quer do coração, quer da música.
Discografia
SAL (2022)
bpm (2021)
Paris, Lisboa (2019)
Excuse Me (2016)
Salvador Sobral's first album Excuse Me released on Fri Mar 18 2016.
The most popular album by Salvador Sobral's is Paris, Lisboa
The most popular song by Salvador Sobral's is Amar Pelos Dois
Salvador Sobral's first song sangue do meu sangue released on Wed Mar 24 2021.