Considerado por muitos como o ápice da originalidade e humildade, Phay Grand O Poeta é umas das figuras mais icónicas do underground e do rap angolano num todo.
O artista, apesar de muito admirado pelos seus contemporâneos, sempre preferiu cantar com os seus amigos de longa data ao invés de nomes consagrados na praça, por isso não é muito falado nos programas mais populares, porém possui uma enorme e fiel base de fãs, algo que em entrevistas o mesmo parece não ter noção.
Pouco se sabe sobre as verdadeiras as suas verdadeiras origens, apenas de que parte do nome (Phay Grand) vem do facto de ter sido chamado paizinho pelos seus familiares enquanto mais novo, o que não se traduziu bem para o seu nome artístico devido ao diminutivo, havendo a necessidade de substituição do diminutivo zinho para a palavra Grand.
O mesmo é conhecido por residir no bairro do Catambor em Luanda, a sua música caracteriza-se por ser bastante descritiva, quotidiana, real, humorística e com muito uso do calão das periferias de Luanda.
Em 2007 lança o criticamente aclamado Pão Burro, Segunda Via, afirmando-se como um álbum clássico no cenário do rap angolano.
Phay Grand O Poeta's first album Pão Burro - 2ª Via released on Mon Jan 01 2007.
The most popular album by Phay Grand O Poeta's is Pão Burro - 2ª Via
The most popular song by Phay Grand O Poeta's is Serve o Mambo
Phay Grand O Poeta's first song Serve o Mambo released on Tue Jan 02 2007.