Formado na Bahia na década de 60, foi composto inicialmente por Moraes Moreira, Luiz Galvão, Baby Consuelo e Paulinho Boca de Cantor. Posteriormente ingressaram ao grupo Pepeu Gomes, Dadi e Jorginho Gomes.
Estrearam com o show Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio Universal em 1968. Participaram do V Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1969 com a música “De Vera”, que fez parte posteriormente do disco de estreia, É Ferro Na Boneca! (RGE, 1970), quando ainda assinavam como “Novos Bahianos”. Após a estreia, os três novos membros se juntaram ao grupo que se mudou para o Rio de Janeiro. Lá viveram em uma cobertura no bairro de Botafogo onde tiveram bastante influência de João Gilberto, um dos responsáveis da guinada do grupo do rock pra MPB. No ano seguinte se mudaram para um sítio em Jacarepaguá, onde finalizaram seu grande trabalho, Acabou Chorare (Som Livre, 1972)—o qual eles atribuem Gilberto como “produtor espiritual” do disco.
Ainda no sítio veio o disco Novos Baianos F.C. (Continental, 1973), homenagem ao costume deles de jogarem bola, um dos principais lazeres da turma. Posteriormente, um homônimo (Continental) e Vamos pro Mundo (Som Livre), ambos de 1974, Caia na Estrada e Perigas Ver (Tapecar) de 1976, Praga de Baiano (Tapecar) de 1977 e Farol da Barra (Som Livre) de 1978. Após o último disco, o grupo se desmanchou e todos seguiram carreira solo.
Em 1997, Galvão lançou a biografia Anos 70: Novos e Baianos. Em 2016 o grupo retornou para alguns shows e há promessa de músicas inéditas a serem lançadas.
Novos Baianos's first album É Ferro Na Boneca! released on Thu Jan 01 1970.
The most popular album by Novos Baianos's is O Melhor dos Primeiros Anos
The most popular song by Novos Baianos's is Dê Um Rolê
Novos Baianos's first song Na Cadência do Samba released on Thu Jan 01 1970.