Nelson Ned d'Ávila Pinto, mais conhecido como “Nelson Ned”, foi um famoso cantor e compositor brasileiro, lembrado pelos público e fãz através de muitas de suas músicas lançadas, sendo talvez a mais famosa “Tudo Passará”.
Com sua altura pequena, (1,12 m), mas com uma poderosa voz grave, Nelson Ned conquistou o apelido de o “pequeno gigante da canção”, alcunha adotada por ele, inclusive, em sua biografia, lançada em 1996.
Nelson Ned nasceu na cidade de Ubá, estado de Minhas Gerais.
Primogênito dos sete filhos de Nelson de Moura Pinto e Ned d'Ávila Pinto.
Ned saiu de Ubá (MG) para tentar a vida no Rio de Janeiro aos 17 anos.
Começou bem distante dos palcos, trabalhando em uma linha de montagem de uma fábrica de chocolates. Cantou em boates paulistas e cariocas antes da maioridade e era escondido embaixo do balcão das casas quando o Juizado.
Tempos depois, passou a ser figura recorrente no programa do Chacrinha, que ele considerava sendo o “pai de sua carreira artística”.
Nos anos 60, começou a se apresentar e gravar discos, inclusive nos países da América Latina, onde é extremamente popular.
Com repertório voltado para a música romântica, seus shows atraíam multidões em estádios e teatros.
Nelson Ned, como compositor, já teve canções gravadas por Moacyr Franco, Antônio Marcos, Agnaldo Timóteo e outros.
O maior sucesso de sua carreira foi a canção “Tudo Passará”, de 1969, que obteve quarenta regravações, inclusive em versão sertaneja com a dupla João Mineiro & Marciano nos anos 80, que, no mesmo disco, também gravaram o hit “Se Eu Pudesse Falar Com Deus”, de Nelson.
Com 32 discos gravados em Português e Espanhol, Ned cantou no Carnegie Hall e no Madison Square Garden, ambos em Nova York.
Por incrível que pareça, Nelson Ned fazia mais sucesso no exterior do que no Brasil.
Ele era muito apreciado em diversos países, e em seus shows era normal os ingressos se esgotarem e as casas ficarem lotadas.
Só nos Estados Unidos chegou a vender “Um Milhão” de discos.
Nelson Ned ganhou vários prêmios, “Discos de Ouro” no Brasil, e tem em sua carreira um feito histórico, o de se apresentar no “Carnegie Hall”, em Nova York, feito que se repetiu por 4 vezes com lotação total.
A partir de 1990 passou a cantar canções evangélicas, após ter-se convertido ao neopentecostalismo, tendo conquistado um Disco de Ouro já no seu primeiro lançamento gospel.
Nelson Ned lançou em 1996 a biografia “O Pequeno Gigante da Canção”, uma referência à sua condição de anão.
No livro, ele conta que enfrentou depressão no auge de sua carreira, passou a beber e envolveu-se com drogas.
Nelson Ned sofreu um acidente vascular cerebral em 2003, o que o levou a perder a visão do olho direito.
Desde então, morava em uma residência adaptada para suas necessidades em São Paulo.
O cantor ainda sofria de diabetes, hipertensão e estaria desenvolvendo mal de Alzheimer.
No dia 24 de dezembro de 2013, passou a viver na clínica “Recanto São Camilo”, no bairro “Granja Viana”, no município de Cotia, próximo a cidade de São Paulo [Avenida São Camilo, 1363, Granja Viana, Cotia – SP].
Poucos dias depois, em 4 de janeiro, ele deu entrada no Hospital Regional de Cotia, com infecção respiratória aguda, pneumonia e problemas na bexiga.
Morreu na manhã de 5 de janeiro de 2014, no Hospital Regional de Cotia, em São Paulo, devido a complicações de um quadro de pneumonia.
Ned foi casado duas vezes e teve três filhos com Marly, sua segunda esposa: duas filhas, Verônica e Monalisa, e um filho, Nelson Ned Jr., que mora no México.
Causa da Morte: Nelson Ned morreu em 05/01/2014 com 66 anos de idade no Hospital Regional de Cotia, estado de São Paulo, devido à complicações provocadas por pneumonia.
Sepultamento:
O corpo de Nelson Ned foi velado e cremado no Cemitério Horto da Paz no município de Itapecerica da Serra, estado de São Paulo.
Rua Horto da Paz, 191 – Potuverá
Itapecerica da Serra – SP.
Suas cinzas foram entregues à sua família.
Nelson Ned's first album Tudo Passará released on Wed Jan 01 1969.
The most popular album by Nelson Ned's is Tudo Passará
The most popular song by Nelson Ned's is Tudo Passará
Nelson Ned's first song Domingo à Tarde released on Thu Jan 01 1970.