Mafalda Veiga (nascida a 24 de dezembro de 1965) é uma cantautora portuguesa conhecida por êxitos como “Cada Lugar Teu”, “Restolho” e “Tatuagens”.
Aos 8 anos, muda-se para Espanha com os pais, onde vive até 1981. É em terras espanholas que o pai lhe oferece a primeira guitarra. Mais tarde, inicia-se na música por influência de um tio, o guitarrista Pedro da Veiga, nome conhecido do fado. Já em Portugal, estreia-se como autora no Festival da Canção de Silves, em 1984, com o tema “Velho”, que havia escrito aos 17 e lhe garante a vitória.
Em 1987, surge o primeiro álbum, “Pássaros do Sul”, e, logo no ano seguinte, o segundo trabalho, “Cantar”. A sua estreia no mercado discográfico é acompanhada de imediato reconhecimento nacional, tendo recebido alguns prémios (1988, Sete de Ouro Revelação; 1989, Prémio Antena 1 para Melhor Disco).
Ao longo de uma carreira sólida, conta com inúmeras participações em discos de outros artistas e com colaborações de músicos reconhecidos nos seus discos e espetáculos, como Jorge Palma, Tiago Bettencourt ou Sara Tavares. Destaca-se a parceria com João Pedro Pais em “Lado a Lado” (2007), projeto que conquistou lotações esgotadas nos seus espetáculos um pouco por todo o país.
Mafalda Veiga's first album Pássaros Do Sul released on Thu Jan 01 1987.
The most popular album by Mafalda Veiga's is Lado a Lado
Mafalda Veiga's first song O Menino da sua Mãe released on Thu Jan 01 1970.