Marco Ferreira, de nome artístico Keso (com origem no graffiti), vem do Porto, mais concretamente do Bairro do Vilar. Nascido a 27 de novembro de 1986, é conhecido também por Original Marginal, o que define à letra o seu estilo. O rapper desde pequeno teve raízes muito vincadas no rap, e admite ser o único movimento que representa.
Keso assina sob o heterónimo de KS Xaval (que queria dizer Keso, O Chavalo) com apenas 16 anos, o seu primeiro álbum. Em 2011, lança o seu segundo álbum “O revólver entre as flores”, pelo rótulo da sua plataforma Paga-lhe o Quarto, criada nessa temporada, onde assina já como Keso.
Após isso, esteve durante 5 anos a trabalhar e a fazer a sua música, e por azar, Keso perde o disco rígido onde guardara o seu trabalho (diz em entrevista ter cerca de 2 a 3 álbuns prontos no mesmo). Em 2016 volta com o álbum KSX2016, sendo a sua primeira experiência em MPC.
Em 2019, inicia o projeto da compilação Sinceramente Porto lançado em 2020, organizando ainda o evento “Natal Do Marginal” de forma independente na cidade do Porto.
Keso's first album Raios te Partam released on Sun Jun 01 2003.
The most popular album by Keso's is KSX2016
The most popular song by Keso's is Nunca o que me vem à cabeça
Keso's first song Outro (Sinceramente Porto) released on Wed Jul 01 2020.