Hélder Moutinho (21 de fevereiro de 1969, Oeiras) é um cantor, compositor e produtor português conhecido pela sua contribuição para o fado. É irmão dos fadistas Camané e Pedro Moutinho.
No final da adolescência, depois de escutar outros géneros musicais, decide-se pelo fado, ligado às suas raízes familiares. Em 1994, começa a sua incursão pelas casas de fado de Lisboa, ano em que participa no Ciclo de Fados da Mãe d’Água, no âmbito do projeto Lisboa – Capital Europeia da Cultura. Em 1998, participa noutra grande mostra da capital portuguesa, a Expo'98.
Em 1999, estreia-se com o álbum Sete Fados e Alguns Cantos, destacado em publicações nacionais e internacionais da world music. O álbum que se lhe segue, Luz de Lisboa (2004), recebe outro reconhecimento importante, o Prémio Amália Rodrigues.
Hélder está também intimamente ligado ao nascimento de algumas casas de fado emblemáticas de Lisboa, como a Mesa de Frades (2003) ou a Maria da Mouraria (2013), da qual é cogerente.
Em 2021, participa no Festival da Canção enquanto compositor de “Na Mais Profunda Saudade”, tema interpretado por Valéria.
Hélder Moutinho's first album Sete Fados e Alguns Cantos released on Fri Jan 01 1999.
The most popular album by Hélder Moutinho's is Sete Fados e Alguns Cantos
The most popular song by Hélder Moutinho's is Às vezes
Hélder Moutinho's first song Silêncio (Deixem ouvir as guitarras) released on Thu Jan 01 1970.