Somos Ju, Mateo, Sebastián, Andrei e Helena. Cinco em um, milhares em uma. Já fomos coco, cumbia, maracatu, salsa e sopros de ciranda. Ruptura é o que nos define. Romper com o que fomos, com o que somos. Romper com o que os padrões dizem que deveríamos ser.
—via YouTube (2023)
Formada no ano de 2013 em Campinas, São Paulo, pelos irmãos mexicano-brasileiros Mateo e Sebastián Piracés-Ugarte, a Francisco, el Hombre é uma banda brasileira que mescla diversos gêneros da música latina. O grupo foi batizado em homenagem ao personagem “Francisco, o homem”, da lendária obra Cem anos de solidão, do autor colombiano Gabriel García Márquez.
Além dos irmãos Mateo e Sebastián, que compartilham os vocais e tocam violão e bateria, respectivamente, o quinteto ainda é composto por: Juliana Strassacapa (voz e percussão), Andrei Martinez Kozyreff (guitarra) e Helena Papini (baixo). Em 2020 a banda lançou o single “Despedida”, em homenagem ao então baixista Rafael Gomes, que optou por seguir novos caminhos após mais de seis anos com a Francisco.
O primeiro álbum do grupo, Soltasbruxa foi lançado em 2016 e marcado pelo sucesso do single “Triste, Louca ou Má”. Três anos depois, em 2019, o disco RASGACABEZA foi lançado, marcando uma explosiva reinvenção na sonoridade da banda. Em 2022, foi lançado o disco CASA FRANCISCO
Francisco, el Hombre's first album Nudez released on Tue Jan 01 2013.
The most popular album by Francisco, el Hombre's is Soltasbruxa
The most popular song by Francisco, el Hombre's is Triste, Louca ou Má
Francisco, el Hombre's first song Triste, Louca ou Má released on Fri Sep 02 2016.