O trio paulistano destaca-se no cenário do rap nacional por suas produções inspiradas na música brasileira e mundial com raízes na África, e uma poesia que nos remete ao cuidado de letristas brasileiros de outrora. Com 12 anos de carreira juntos, os MCs Caio Neri, Pitzan Oliveira e o DJ PG criam seus instrumentais embasados em pesquisas próprias sobre sonoridades características de décadas anteriores, e compõem letras que abrangem situações cotidianas do cidadão comum da metrópole, fatos históricos/ políticos e experiências próprias de vida.
O processo criativo é dividido entre os três integrantes, cada um dos músicos produz beats completos e em conjunto escolhem os mais adequados para desenhar uma obra; podendo também compor juntos, usando samples e trechos de sons tocados por eles mesmos.
O grupo prepara-se para lançar seu terceiro álbum, intitulado Cruz, em que misturam música sampleada com orgânica, e contará com participações de grandes músicos da cena atual, como Guilherme Granado, Marcos Gerez, Mauricio Takara e Rogério Martins do Hurtmold, Thiago França e Marcelo Cabral que acompanham Criolo, Lucio Maia e Gustavo da Lua da Nação Zumbi, Décio Sete do Bixiga 70, Ricardo Verocai, Tiago Frúgoli, Zé Nigro, Marcelo Munari, Rodrigo Brandão além de artistas consagrados na história da música brasileira, como o maestro Arthur Verocai e a cantora Célia, que interpreta a letra de Ave Liberdade, primeiro single lançado virtualmente deste novo trabalho.
Shows importantes:
Em 2007 abriu o show do MC Pharoahe Monch.
Em 2008 saiu em turnê com as bandas 3 na Massa, Bodes & Elefantes, Mamelo Sound System e Maquinado para apresentar os recém lançados trabalhos em Campinas, Bauru, Catanduva, Ribeirão Preto e São Carlos.
Em maio de 2009 foi contemplado através de uma parceria entre o Centro Cultural São Paulo e o Centro Cultural da Juventude, a preparar um show especial intitulado “Missão de Pesquisas Folclóricas” em que o grupo teve acesso aos fonogramas captados nos anos 30 pela equipe de pesquisadores liderada por Mário de Andrade, e em cima desse rico material o grupo compôs 13 faixas para uma apresentação, que aconteceu em junho no CCSP com ótimo público e receptividade.
Em dezembro de 2009 abriu o show do cantor/ator Mos Def.
Em 2010, voltaram a apresentar o show “Missão de Pesquisas Folclóricas” na Virada Cultural 2010, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e no Festival Batuque (SESC Santo André) fazendo o show de abertura para o artista nigeriano Femi Kuti.
Em agosto de 2010 dividiram o palco com o grupo norte americano Airborn Audio (projeto de membros do Anti-Pop Consortium) no teatro do SESC Santana.
Em junho de 2012 foram selecionados pela curadoria musical do Sesc Pompéia para participar do renomado Projeto Prata da Casa.
O Elo da Corrente produziu as obras:
• 2009 O Sonho Dourado da Família (EP em CD e vinil)
• 2007 Boomshot apresenta: Elo da Corrente & Mamelo Sound System (vinil)
• 2007 Após Algumas Estações (CD)
Participações em outros álbuns:
• Bem vindo ao Circo (Doncesão – CD) 2011
• Pássaro Imigrante (Yoka – vinil lançado em Barcelona – ES) 2010
• São Paulo is Burning (Tazart Music Label – mixtape lançada na França e no Japão) 2010
• Bandas Independentes (CCJ) 2010
• Particulamentos Gerais (Henrique Rezende) 2010
• Beats e Rimas vol.1 (Munhoz) 2006
• Sabor Hip-Hop (Casa 1) 2006
• Raps de Verão 1 (Most) 2005
• Direto do Laboratório (Trama) 2004
• 100 Palavras (Revista 100% Skate) 2003
• Produto Mentalfaturado (Ascendência Mista) 2002
• Todos Ouvidos 1 e Todos Ouvidos 2 (Agacê Skateboards) 2001/2004
Elo da Corrente's first album Após Algumas Estações released on Tue Mar 27 2007.
The most popular album by Elo da Corrente's is Cruz
The most popular song by Elo da Corrente's is O Tempo e os Sonhos
Elo da Corrente's first song Veias Abertas released on Tue Apr 25 2017.