Ondina Veloso (18 de junho de 1956, Carregal do Sal – 11 de abril de 2019, Lisboa), conhecida como Dina, foi uma cantora e compositora portuguesa que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 1992, com “Amor d'água fresca”.
Durante a adolescência, participa em peças de teatro, mas rapidamente destaca-se na música com as suas composições. Torna-se conhecida do grande público pela primeira participação no Festival da Canção, em 1980. “Guardado em mim”, tema que interpretou nessa edição do festival, é também o título do seu terceiro álbum.
Estreia-se nos discos em 1982 com Dinamite, que inclui temas como “Deixa lá” e “Gosto do teu gosto”. Dez anos depois, volta a participar na seleção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção, conquistando a vitória com o êxito “Amor d'água fresca”.
A partir daí torna-se próxima do meio televisivo, tendo interpretado e escrito vários temas para telenovelas portuguesas, entre as quais “Vila Faia” e “Filha do Mar”. Com uma carreira de mais de 30 anos, é ainda hoje uma das cantautoras mais reconhecidas do panorama musical português.
Dina (PRT)'s first album Dinamite released on Fri Jan 01 1982.
The most popular album by Dina (PRT)'s is Dinamite
The most popular song by Dina (PRT)'s is A Blessing And A Curse
Dina (PRT)'s first song A Blessing And A Curse released on Fri Oct 23 2020.