Nuno Santos também conhecido por Chullage intitula-se como um “rapper, dizedor e produtor” nascido em Lisboa em 1977, e filho de pais caboverdianos.
Foi criado no Asilo 28 de maio, no Monte da Caparica. Foi aí que começou o seu gosto pelo Rap, quando ouviu pela primeira vez o CD de Rebel Mc da Zulu Nation. Inicialmente limitava-se a consumir as propostas que chegavam do outro lado do Atlântico, de França e mais tarde dos bairros por onde ia coabitando com outros MCs, DJs, B-Boys e Writers como Clay, Chora e Freedy.
Um rapper eclético que decidiu manter-se fiel às suas letras e princípios, mantendo uma coerência entre as mensagens que partilha nas suas canções e a sua posição quer no hip-hop, quer na sua abordagem sociológico. Chullage possui uma forte consciência político-social e preocupado ativamente na construção de um mundo melhor.
No ano de 2015, foi formador num curso intensivo de Hip Hop e electrónica na Restart. E em Setembro de 2016 participou no Festival Iminente, a convite de VHILS.
Em meados de 2019, muda por completo o seu conceito, assinando apenas pelo nome Prétu (ou Prétu Xulaji) devido à criação de um projeto musical com o mesmo nome, consistindo em música experimental inspirada nas suas raízes africanas:
O resultado é a justaposição e transformação das suas origens e referências africanas, com as suas influências eletrónicas para expressar o seu pensamento sobre o colonialismo, o Pan-africanismo e o contexto político de África e da sua diáspora.
Chullage's first album Rapresálias... Sangue, Lágrimas, Suor released on Sun Jul 01 2001.
The most popular album by Chullage's is Rapresálias... Sangue, Lágrimas, Suor
The most popular song by Chullage's is R.A.P.
Chullage's first song R.A.P. released on Sun Apr 01 2012.