António Variações, nome artístico de António Ribeiro (3 de dezembro de 1944, Fiscal, Amares, Portugal – 13 de junho de 1984, Lisboa, Portugal), foi um cantor e compositor português conhecido pela sua excentricidade e notável contribuição para a música portuguesa.
Passou a sua juventude entre os estudos e o trabalho no campo, tendo contacto com a música a partir das canções de Amália e inspirando-se no pai, que tocava cavaquinho.
Nos anos ‘70, após cumprir o serviço militar, aventura-se pela Europa, descobrindo Londres e, mais tarde, Amesterdão, onde aprende o ofício de barbeiro, que exerce em Lisboa no seu regresso ao país natal.
Em 1978, assina contrato com a Valentim de Carvalho, mas só edita o primeiro EP em 1982, que inclui o single “Estou Além”.
Em 1983, edita o primeiro álbum, “Anjo da Guarda”, com canções da sua autoria que se tornaram êxitos como “O Corpo é que Paga” e “Anjinho da Guarda”. É no início dos anos ‘80 que começa a ganhar notoriedade, mas morre precocemente em 1984.
Influenciado pela música tradicional e pelo folclore, o seu repertório, contudo, imprimiu uma estética moderna à música popular portuguesa, seguida por muitos músicos após a sua morte.
Em 2004, foi lançado o projeto Humanos, um grupo/álbum de homenagem ao cantor protagonizado por Camané, David Fonseca e Manuela Azevedo.
António Variações's first album Povo Que Lavas no Rio / Estou Além released on Fri Jan 01 1982.
The most popular album by António Variações's is O Melhor de António Variações
The most popular song by António Variações's is Povo Que Lavas no Rio
António Variações's first song Canção released on Thu Jan 01 1970.