Alceu Valença é um cantor, compositor e cineasta brasileiro. Surgiu como expoente da geração da música nordestina nos anos 70 e foi um dos primeiros a promover a união do som do agreste nordestino com a guitarra elétrica.
Alceu Paiva Valença (1946) nasceu na cidade de São Bento do Uma, localizada no Agreste Central de Pernambuco, no dia 01 de julho de 1946. Filho de Décio e Adelma Valença cresceu no meio de uma família musical. Seu avô, Orestes Alves Valença era poeta e violeiro, seu tio Geraldo Valença era poeta e escritor. O piano e o bandolim estavam sempre presentes nos saraus organizados pela família. Na feira de sua cidade ouvia do alto falante a voz de Luiz Gonzaga.
Com cinco anos de idade participou de um concurso infantil no Cine Teatro Rex, onde cantou o frevo de Capiba, É Frevo, Meu Bem, que foi classificado em segundo lugar. Alceu conta que ficou deslumbrado e sem saber o que fazer, começou a dar cambalhotas, levando a plateia a rir e aplaudi-lo. Sentiu que aquele lugar era o seu.
Em meados dos anos 50, sua família mudou-se para o Recife. Com 15 anos ganhou seu primeiro violão. Por ser um jovem travesso, foi expulso de diversas escolas. Em 1969 formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife. Trabalhou como correspondente do Jornal do Brasil.
Em 1971 fez opção pela música e mudou-se para o Rio de Janeiro. Junto com Geraldo Azevedo procurou Jackson do Pandeiro para que cantasse com eles num festival de MPB. Participou de festivais da TV Tupi e da TV Globo. Em 1974 lançou “Molhado de Suor”, seu primeiro disco solo. Em 1975 teve a música “Caravana” incluída na trilha sonora da novela Gabriela da TV Globo. Em 1977 lançou “Espelho Cristalino”.
Em 1980, Alceu Valença assinou contrato com a multinacional Ariola. Nesse mesmo ano, lançou o disco “Coração Bobo”, cuja música título foi cantada em todo o país. O sucesso comercial de sua carreira chegou em 1982, com o disco Cavalo de Pau, que despontou com as músicas “Tropicana” e “Como Dois Animais”. Em 1985 lançou “Estação da Luz”, que fez sucesso com “Bom Demais” e “Olinda – Sonhos de Valsa”.
Em 1996, ao lado de Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Zé Ramalho participou de uma série de shows intitulado “O Grande Encontro”, que percorreu o país e resultou no disco com o mesmo nome. No ano seguinte, Alceu participou da noite “Pernambuco em Canto: Carnaval de Olinda”, no Festival de Montreux, na Suíça, ao lado de Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Naná Vasconcelos e Moraes Moreira.
Em 2002 lançou o álbum “De Janeiro a Janeiro”, com destaque para as músicas: “Espelho Cristalino”, “Flor de Tangerina” e “Estação da Luz”, que recebe o Prêmio Tim da Música Brasileira na categoria de “Melhor Cantor Regional”. Em 2003, Alceu Valença grava o álbum e o primeiro DVD, intitulado “Ao Vivo em Todos os Sentidos”, com grandes sucessos, entre eles: “Bicho Maluco Beleza” e “Diabo Louro”.
Em 2014, depois de quatro décadas do lançamento de seu primeiro disco solo, Alceu lançou dois álbuns: “Amigo da Arte”, com um repertório à base de frevos, cirandas e maracatus, muitos deles releituras de seus trabalhos anteriores, que chegou às lojas em fevereiro. O álbum foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras. Em agosto lançou o álbum “Valencianas”, no qual os sucessos como “Coração Bobo”, “Anunciação” e “La Bele de Jour” foram recriados em versões orquestrais com a orquestra Ouro Preto. Em 2015 ganhou o Prêmio de “Melhor Cantor Regional”, no 26º Prêmio da Música Brasileira.
Sua estreia no cinema se deu com a direção de “Luneta do Tempo”, uma história de cangaço com diálogos em ritmo de cordel, com roteiro do próprio Alceu. A produção levou os prêmios de “Trilha Sonora” e “Direção de Arte” no 42º Festival de Cinema de Gramado. Entre roteiro, captação de recursos, escalação de elenco e filmagens, Alceu demorou quinze anos para concluir o trabalho. O filme foi lançado no circuito comercial em março de 2016.
Alceu Valença's first album molhado de suor released on Tue Jan 01 1974.
The most popular album by Alceu Valença's is Alceu Valença Sem Limite
The most popular song by Alceu Valença's is Eu Vou Fazer Você Voar
Alceu Valença's first song Flor de Tangerina released on Thu Jan 01 1970.